Cemitério particular de Helvetia

O cemitério de Helvetia foi inaugurado em 1923 e é também administrado pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, está localizado acima da igreja em um espaço de 2500m², murado com granito, terreno este doado pelo Sr. Antônio Ambiel. Nele há uma capela com a pintura da Ascenção de Jesus, réplica da pintura de uma igreja de Bruxelas e nos vitrais a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e São José.

Há 383 sepulturas e até as datas atuais (setembro/16), 1.335 mortos foram enterrados no local, sendo que 95% de descendentes dos fundadores da colônia e o primeiro sepultamento ocorreu em 09/08/23 de Nicodemo Schäli.

Algumas curiosidades: a pessoa mais velha sepultada até a data de hoje foi o Sr. Luiz Ferraz, com 105 anos em 24/10/29, era brasileiro e em seguida a Sra. Carmen Padiali, com 104 anos em 07/05/37, também brasileira. Há também registros de sepultamento de bebê de apenas um dia. A idade média dos falecidos é de 50 anos se considerarmos desde a inauguração, porém se considerarmos desde 1996 (20 anos atrás), a média sobe para 72 anos, ou seja, nos tempos atuais a expectativa de vida tem aumentado.

Para acesso ao cemitério é indicado o agendamento na secretaria da igreja, embora ele seja aberto diariamente para manutenção.

O responsável pela administração é Pedro Lourival Wolf Bueno de Oliveira.