Grupos de dança de Helvetia

O grupo de dança folclórica é um exemplo da busca pela manutenção da cultura e da tradição suíça em Helvetia, e conta atualmente com grupos divididos por faixa etária, cujos trajes simbolizam e representam os diversos cantões da Suíça.

Originalmente o grupo era formado apenas por meninas, cujas danças eram coreografadas com passos de ballet. Em 2018 o Tanzgruppe Helvetia completa 40 anos de existência, e dançam apenas coreografias praticadas na Suíça. As danças antigas, difundidas por séculos, também em Helvetia obedecem às mesmas tradições de nosso país de origem.

Atualmente há quatro grupos:

Rosatitti, formado pelos pequeninos, com idade de 4 a 8 anos, que encanta o público sempre que se apresenta, com a graça e delicadeza de seus dançarinos.

Heideblumen, com as crianças e adolescentes de Helvetia, que representam com muita alegria as danças de nosso país de origem.

Enzian, que representa a colônia em várias festas e eventos pelo estado, tendo integrantes que já dançam no grupo há quase 25 anos.

Edelweiss, formado pela melhor idade de Helvetia,que com muita leveza e dedicação continuam a perpetuar as danças suíças em nossa colônia.

As músicas e as danças são ensinadas aos grupos por professores vindos da Suíça de tempos em tempos que reúnem todos os dançarinos para que as novas danças e os velhos costumes sejam repassados. A partir daí, com ensaios semanais, as danças são cada vez mais aperfeiçoadas e se tornam verdadeiras celebrações de cultura e beleza, que são mostradas ao público nas apresentações dos grupos.

Agenda

Os ensaios ocorrem todas as manhãs de domingo no Centro Cultural de Helvetia.