Schnapsmuisig – Banda da Pinga

Para participar do primeiro concerto anual do coral de Jodel – Jodlerklub Helvetia, o regente Arnold Heuberger apresentou para alguns amigos músicos, o projeto de uma formação musical típica suíça.

Até o nome dessa formação já estava decidido:  o “Zipfelmützenmuisig.” (Banda do Gorro). Os músicos se impressionaram com tal idéia e, entre café e Schnaps, experimentaram tocar suas primeiras músicas. Depois da 4ª ou 5ª dose, ou seja, Kirsch (pinga da cereja), Träsch (pinga de maçã), Zwetschgen (pinga de ameixa), Kräuter (pinga de ervas) etc. as valsas e os “Schottisch” soavam mais a samba e, naquela noite, não somente fundou-se a banda, como também houve uma mudança do nome  para “Schnapsmuisig” (Banda da Pinga).

Assim,  em 6 de agosto de 2004  fundou-se a Schnapsmuisig, ou “Banda da Pinga”,  a qual integra, ao lado dos grupos de dança e do coral de Jodler (Jodlerklub Helvetia), o folclore suíço na Colônia Helvetia.

A Schnapsmuisig toca em todos os concertos do Jodlerklub Helvetia e em muitas outras apresentações.  Até para o presidente da república,  Luis Inácio Lula da Silva já teve a oportunidade de se apresentar. Por esse razão, essa banda tornou-se hoje indispensável para a vida folclórica de Helvetia.

Composição original:

Sanfona – Clarinete – Contrabaixo – Euphonium – Banjo

Composição original com crianças

Sanfona – Clarinete – Contrabaixo – Euphonium – Banjo – Viola

Violão – Violino – Bombardino.