São Nicolau de Flüe, Padroeiro da Suíça, também chamado de Bruder (Irmão) Klaus.
Bruder Klaus nasceu no dia 21 de março de 1417 na Suíça. Oriundo de família pobre, passou a juventude ajudando o pai em trabalhos do campo, mas sempre inclinado à vida religiosa. A pedido do pai, casou-se com Doroteia, uma moça que muito o conduziu a Deus. Tiveram dez filhos que foram educados na fé, sendo que vários deles se tornaram sacerdotes, e um dos netos, Conrado Scheuber, morreu com o conceito de santidade.
Embora sendo um homem popular na sociedade em que vivia, devido aos cargos públicos e administrativos que ocupara, em comum acordo com Doroteia, retirou-se na solidão, para se dedicar exclusivamente a Deus. São Nicolau entregou-se totalmente à vida de oração, meditação, penitência e jejum, sem jamais deixar de participar das missas dominicais e dias santos; passou a usar uma tábua como cama e uma pedra como travesseiro. Durante 33 anos de sua vida, passou progressivamente a alimentar-se, de início, somente de frutas e ervas, até chegar a alimentar-se somente da Eucaristia, por vinte anos, até o final de sua vida.
Nicolau, que morreu com setenta anos, ao ir para o eremitério com 37 anos, em nada se alienou ao mundo. Pôde ele servir com conselhos e interferir pacificamente nas dificuldades entre católicos e protestantes, a ponto de ser amado e tomado como modelo de pacificador e pai da pátria.
Em Helvetia, a sua festa é tradicionalmente celebrada no dia 25 de setembro, com missa, procissão e competições esportivas entre descendentes de suíços fundadores contra descendentes de suíços não fundadores da Colônia.
Oração
Meu Senhor e meu Deus, tirai de mim
tudo quanto possa afastar-me de Vós!
Meu Senhor e meu Deus, concedei-me
tudo quanto possa atrair-me a Vós!
Meu Senhor e meu Deus, tomai-me
todo e fazei-me inteiramente Vosso!